Tenho atualmente emprego, mas nunca se sabe o dia de amanhã...

Rui Madureira disse:

"Bom dia Sr. Eng.
penso ser aqui o lugar certo para deixar questões...
Acompanho diariamente o seu blog, sou "amador" do mundo das plantas e encontro aqui informação muito útil.
Tenho actualmente emprego, mas nunca se sabe o dia de amanhã...
Disponho de um terreno de 5000m2 de terreno cultivável e outros tantos de arvoredo.
Não me sai da ideia uma estufa de pequena dimensão de viveiro de plantas ornamentais de interior, uns 3000m2 de frutos vermelhos e cogumelos em trocos á sombra do arvoredo. Para além disso fala-se muito pouco da cultura do physalis em Portugal, porque será?
Tenho 30 anos, o terreno é em Marco de Canaveses e tenho disponibilidade ao fim da tarde e aos fins-de-semana.
Existe aqui potencial de rentabilidade?
Obrigado e continuação do bom trabalho!"


Comentários:
1 - Comungo das suas expetativas que o mundo do trabalho é feito de mudanças em que NÃO SABEMOS O QUE IRÁ ACONTECER NO DIA DE AMANHÃ, defendo, há muitos anos, que "vivemos na instabilidade estável" (tudo muda de forma constante, o que hoje nos dá segurança, amanhã deixa de o ser, temos um devir constante que nos obriga a refletir, assumir riscos, decidir e atuar).
O mundo do trabalho nos dias de hoje é semelhante ao caminho que percorremos no nosso dia a dia, constituído por uma espécie de facas colocadas verticalmente, sobre o bico da lâmina apoiamos os nossos pés, esta situação obriga-nos a encontrar percursos em que as facas estão muito próximas para distribuirmos o nosso peso sobre um elevado número. Quando só temos uma faca para suportar cada um dos nossos pés corremos o risco de nos ferirmos. O mesmo acontece na nossa vida profissional quando temos uma única atividade, deixamos passar o tempo, a rotina instalar-se, ficamos desatualizados e por uma razão ou outra somos despedidos.


2- Á partida não sou defensor da multiplicidade de atividades agrícolas de microdimensão. Porquê? A agricultura de sucesso exige especialização, conhecimento profundo da atividade. Constato  que só pessoas muito competentes conseguem obter sucesso com mais de duas culturas agrícolas. Por outro lado, aumenta-se de forma acentuada a problemática da abordagem comercial: há pouco interesse da agroindústria/agentes de comercialização em comprar e valorizar pequenas quantidades de produções agrícolas e além disso, os custos da logística de embalagem e distribuição podem comprometer a rentabilidade do projeto.     


3 - Respondendo de forma direta à sua questão: o potencial de rentabilidade é atingido em função da capacidade e competência do empresário. Já vi micro projetos obterem rentabilidade e falharem projetos com a dimensão muito acima da economia de escala. No entanto, verifico que há maior probabilidade de sucesso no caso em que a dimensão do projeto está em linha com a que é recomendada pela análise técnica.


4 - Vá em frente, não desista, estruture um projeto  com as atividades que levem em linha de conta as suas convicções, aquilo em que acredita, o que o faz mexer e ser feliz.      

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM