A Agricultura é um bom exemplo que contribui para melhorar as contas externas de Portugal!

O” JN, Negócios” do passado dia 6 de Novembro de 2009, publicou um artigo de capa sobre “Recordistas das Exportações – A Nossa balança comercial com o exterior está na cauda da Europa, mas ainda temos quem consiga aumentar as suas vendas em todo o Mundo”. Fiquei encantado que nos “sectores que vão somando vendas” consta “ o sector agrícola e pecuário, 136,7 milhões de euros. Trata-se de um sector tradicional português que entre 2005 e 2008 viu crescer a sua capacidade de vendas no exterior em cerca de 25%. No entanto, 2009 trouxe alguma retracção deste mercado, na casa de 12%”.

Nos três bons exemplos apontados no artigo, há dois produtos agrícolas: o vinho verde e o azeite. As vendas de vinho verde no mercado internacional cresceram 30% e as do azeite 12%, em dois anos – este é o caminho que defendo para que a soberania agrícola nacional seja efectiva. Para que esta via seja alavancada muito rapidamente devem ser abertas linhas de crédito complementares ao ProDeR para apoio às fileiras dos produtos agrícolas que geram exportações.

Comentários

Anónimo disse…
.
Corrijam-me se eu estiver enganado ...
É impressão minha ou, com linhas de crédito nos moldes tradicionais, são sempre os mesmos a ter ecesso ao dinheiro?!?

Alexandre
.
Pedro Rocha disse…
O equilíbrio da balança comercial deve ser alcançado recorrendo a dois pratos da balança.
Estando plenamente de acordo com o apoio aos projectos de fileira agrícolas que geram exportação, também considero essencial o apoio aos projectos agrícolas direccionados para o mercado local.
Assim também se equilibra a balança comercial e seguramente aumentaremos a segurança e sustentabilidade económica do nosso pais.

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM