A Justiça Portuguesa no Seu Melhor!

Esta tarde verifiquei como funciona a justiça portuguesa: fui obrigado a comparecer no tribunal de Castelo de Paiva, pelas 14 horas, para prestar declarações como testemunha em processo cível. Caso faltasse ou chegasse atrasado teria que pagar uma multa. O tribunal ouviu três testemunhas e cerca das 16h30 a oficial de diligências veio informar as duas testemunhas de defesa (eu e outro colega) que seriamos ouvidos pelo tribunal no dia 9 de Fevereiro de 2010, pelas 14 horas. Questionamos as razões do adiamento e obtivemos a resposta que o sistema informático “iria entrar em obras” e como o registo áudio das testemunhas só pode ser feito para o programa do Ministério da Justiça, portanto a Sessão no Tribunal não poderia continuar.

Imaginem como seria Portugal se fosse usual irmos ao banco levantar dinheiro e nos informassem que tal não seria possível porque o sistema informático do banco “estava off” por manutenção.

Afinal a justiça vive à parte da sociedade actual: convoca as pessoas por tempo indeterminado (seria expectável que cada uma das testemunhas tivesse hora marcada para comparecer no tribunal) e em horário que não se adapta às necessidades dos seus utilizadores (quais as razões para os tribunais não ouvirem testemunhas desde as 8 horas até às 20 horas?)

Comentários

Anónimo disse…
.
Vou dar largas ao meu feeling ...
Kafka adoraria visitar os nossos Tribunais!

Alexandre
.
José Martino disse…
Um amigo telefonou-me a dizer que já padeceu do mesmo mal: é testenunha numa acção civel, passou uma manhã no tribunal, tem que voltar outro dia e no fim, a oficial de diligências respondeu, que o tribunal não paga manhãs/dias, o que faz é passar um documento para justificar a falta na Entidade Patronal

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM