Quais as razões que levaram o CDS/PP a não querer exercer a Presidência da Comissão Parlamentar de Agricultura?

Li na comunicação social que o CDS/PP não tem a Presidência da Comissão Parlamentar de Agricultura, tendo sido este partido que propôs a sua criação, porque teve de escolher entre a Agricultura e os Negócios Estrangeiros. Para o partido que mais usou a Agricultura como tema de campanha eleitoral, tendo obtido excelentes resultados eleitorais pelo contributo do voto dos agricultores, este acto representa uma grande hipocrisia e contribui para o descrédito dos políticos.

Por vezes queremos acreditar que a Agricultura vai ter importância na vida política portuguesa, mas rapidamente concluímos que quando tal acontece, trata-se de propaganda partidária que não passa de simples “flops”.


P.S. Estou curioso por assistir à forma como o deputado do BE vai conduzir os trabalhos da Comissão Parlamentar de Agricultura. Será que é capaz de nos surpreender trazendo força política para esta Comissão? Será que aos deputados membros da Comissão, pela sua acção, irão justificar a existência deste Órgão Autónomo no seio do Parlamento?

Comentários

Anónimo disse…
Concordo inteiramente consigo...
Primeiro não assumem uma responsabilidade que parecia óbvia, deixando a presidência para o Bloco (o que também deixa bem vincado o interesse relativamente ao sector agrícola do PS e PSD) e depois apresentam um Plano de Defesa do Sector Agrícola (cuja versão integral não aparece disponível em lado nenhum)...
PP
Anónimo disse…
Em relação ao deputado Pedro Soares e ao papel que o Bloco pode desempenhar na presidência da Comissão, refira-se que tomaram a iniciativa de falar já com técnicos e responsáveis do sector do leite (na passado sábado, em Braga). Em minha opinião, há um excesso evidente de ideologia e uma grande ausência de conhecimento/aconselhamento. Mas, a verdade, é que certamente quererão maximizar o impacto mediático do seu trabalho, pelo que - se o trabalho levar uma linha de orientação correcta (não esquecendo o papel acrescido da AR na presente legislatura) e se alguns dos outros partidos colaborarem - pode ser mais profícua do que uma presidência 'aburguesada' (seria apenas mais uma...) dos partidos do 'bloco central'.
PP
Anónimo disse…
como diz o Dr medina carreira, com estes politicos não vamos lá.
José Silva disse…
...
Faz bem em perguntar "quais as razões...".

Encontrei a explicação (?)

"Falta ainda o CDS-PP indicar quem irá presidir à Comissão de Negócios Estrangeiros, a única a que o partido tem direito nesta legislatura, em função dos resultados das últimas eleições legislativas. O PCP não irá presidir a qualquer comissão parlamentar."

O PS teve 6 e o PSD 5.

Agora pergunto eu "Será que que há uma lista de 13 ordenada à sorte"?

PS - Assuntos Constitucionais; Assuntos Económicos; Educação e Ciência; Assuntos Europeus; Trabalho, Segurança Social e Administração; Ambiente, Ordenamento do Território e Poder Local.

PSD - Defesa; Orçamento; Ética; Obras Públicas; Saúde.

Será que a presidência tem grande influência nas decisões ou é só uma formalidade?
Subversivo disse…
Claro que é uma mera formalidade. Por exemplo quando se fala de BPN, toda a gente associa a Comissão que investigou o caso ao Nuno Melo e este não era presidente da dita. Mas mesmo assim, gostava que tivessem ficado com a da Agricultura já que se ela existe, foi por pressão do CDS.

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM