COMO DETERMINAR O VALOR DE UMA PROPRIEDADE AGRÍCOLA COM PERA ROCHA?

Boa tarde José,
Eu também sou Engenheiro, mas Electrotécnico o que pouco ou nada ajuda nesta componente de Agricultura. Veja se me pode dar a sua opinião sobre o seguinte: tenho a possibilidade de adquirir um terreno com 3 Hectares de Pereiras (Pêra Rocha) já em plena produção mas como não entendo deste mercado, quanto acha que seria um valor justo por este Pomar? Por outro lado, se eu desse o Pomar à exploração na zona de Mafra o que seria justo eu pedir a quem explore esse Pomar já utilizando a água dos furos que o Terreno tem e respectiva rega?
Grato pela sua ajuda.

 

Comentários:

1.   O valor de aquisição do pomar da pera rocha tem muito a ver com a componente local da compra de terrenos agrícolas, há regiões que os mesmos 3 hectares valem mais ou menos que noutras regiões. Sugiro que peça a um especialista que faça a avaliação do valor do terreno e este irá fazer um levantamento do mercado local.

 

2.   O valor de exploração do pomar varia entre 5% a 15% do rendimento líquido médio que consiga gerar, rendimento bruto menos os custos de produção. O rendimento bruto está diretamente depende da produtividade média do pomar (produção de peras produzidas nos 3 hectares) pois, o preço de venda das peras é relativamente constante pressuponho que consegue obter produções com qualidade para as peras serem aceites para comercialização (rendimento bruto é igual à produtividade vezes o preço de venda). Os custos de produção correspondem à soma dos valores com fatores de produção, mão de obra, fornecimento e serviços externos (eletricidade, água, contabilidade, etc.) impostos, etc.

 

No caso do explorador ter experiência na atividade e ser pessoa credível, optar por negociar uma percentagem da quantidade de peras produzidas em cada ano.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM