CULTURA DO ESPARGO

Bom dia,

Assisti ao agromeeting da Espaço Visual que decorreu na passada 3.ª feira, dia 9 de junho, sobre o espargo e fiquei com a dúvida sobre as vantagens e inconvenientes da cultura. Consegue elucidar-me?
Obrigada

 

Comentários:
1. A cultura do espargo adapta-se praticamente a todos os solos desde que sejam bem drenados.

2. É também uma cultura eclética na adaptação aos diversos climas.

3. Solos mais quentes de inverno e regiões mais temperadas fazem com que a produção de espargos seja mais precoce e o produtor consiga obter maior valorização comercial das suas produções. O grande objetivo de um excelente produtor de espargos é conseguir ter produção em quantidade antes do dia dos namorados, 14 fevereiro.

4.  A cultura exige controlo de infestantes com maior acuidade e custo nos solos muito ricos em matéria orgânica. A colheita manual em cada um dos dias ao longo de 90 dias, fevereiro/março a maio/junho é a operação cultural mais cara e exigente.

5. O espargo é um produto pouco procurado pelo consumidor português. A falta de conhecimento como produzir junto com a falta de promoção do seu consumo, são na minha opinião, os dois principais fatores limitantes ao desenvolvimento da cultura.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM