Diário de Candidatura PDR 2020 3.1.3 - Investimento numa exploração agrícola apoiado por um instrumento financeiro com garantia FEI (semana 13)


 

 

Este é um post semanal que escrevo sobre uma candidatura em fruticultura que uma empresa agrícola que possuo está a desenvolver para candidatar através dos bancos para a obtenção de empréstimo para apoio ao investimento ao abrigo de uma linha de garantia pública e financiamento do Fundo Europeu de Investimento (FEI) a qual é a grande aposta do governo para apoiar os investimentos na agricultura, sejam jovens agricultores, sejam outros agricultores (este é o meu caso) neste ano 2020, fecho do PDR2020 (pacote de ajudas de 2014 a 2020) e como ensaio para a grande aposta para o próximo quadro financeiro de apoio 2021-2027, pois por esta via o Estado pode alavancar as ajudas (e. g. neste caso 20 M€ de ajudas públicas são dadas como garantias ao financiamento bancário de 300 M€).

 

Tenho publicado posts semanais sobre este assunto desde 28 de março dou nota da evolução da candidatura que se iniciou no dia 16 de março de 2020.
Através do presente post dou nota da evolução do processo nos últimos 8 dias, o progresso conseguido durante a semana que agora termina, semana 1, na qual merece registo o seguinte:

 

O Plano de Negócios, as cópias dos pedidos de licenciamento dos investimentos e demais documentação complementar foram enviados no dia 21 de maio para a Caixa de Crédito Agrícola Mútuo (CCAM) e CGD, dois dos quatro bancos que já aceitaram receber os documentos.

Na CCAM recebi um e-mail no dia 8 de junho com o pedido dos elementos contabilísticos da empresa, IRS de 2019 dos sócios individuais e a listagem do património dos avalistas. Trata-se de elementos para análise de risco. Não tivemos tempo para responder nesta semana.   

 

Da CGD recebi um e-mail da gestora de conta, no dia 8 de junho, com pedido de elementos dos sócios, cópia do contrato de arrendamento/comodato e solicitação de esclarecimento sobre pormenores técnicos da cultura e do plano de negócios. Não houve tempo para tratar de tudo que é preciso dar resposta, seguirá na próxima semana.

Do Banco BPI (3.º banco que protocolou os apoios  com o FEI e o ministério da Agricultura) não obtive notícias, apesar do pedido de financiamento ter sido enviado por e-mail  a 25 de março, ter feito contatos telefónicos na 4.ª feira, dia 8 de abril e ter enviado um e-mail na 6.ª feira, 29 de maio e repeti o e-mail no dia 12 de junho a questionar o gestor de conta a melhor forma de fazer o pedido de financiamento junto do banco.

 
No dia 1 de junho foi formalizado o pedido de financiamento junto do Santander (4.º banco) cuja linha ficará operacional a partir do próximo dia 10 junho. Recebi um e-mail da gestora de conta no dia 12 de junho a informar que estão a dar seguimento ao nosso pedido, tendo o mesmo sido reencaminhado para a área competente do banco, esperando dar notícias na próxima semana.

Lembro que o descrito acima é o ponto de situação de um processo iniciado a 16 de março de 2020, para candidatura ao abrigo da linha de crédito FEI para apoio aos investimentos na agricultura incluindo jovens agricultores do PDR2020, conforme anunciado em file:///C:/Users/JMartino/Downloads/Plano+Abertura_+12.02.2020+(002)%20(8).pdf, para candidaturas a partir de março. Foi apresentada publicamente no dia 10 de março último pela Sra. Ministra da Agricultura e ainda não está a funcionar.

Com o desempenho que tenho dado nota neste tipo de posts semanais certamente nem ao fim de três meses (10 junho de 2020) estará contratualizado qualquer projeto nesta linha de apoio e o mesmo terá fortes probabilidades de acontecer passados 4 meses, ou seja, um mês mais tarde (10 julho 2020).

 


Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM