MEDRONHEIRO (II)

José Martino,

No post que publicou em resposta a um e-mail que lhe enderecei sobre a cultura do medronheiro, resposta que lhe agradeço, diz que vale a pena plantar medronheiro se for bem acompanhado à plantação e nos primeiros anos e não fala da fertilização. É assim mesmo, a fertilização não deve fazer parte dos objetivos do produtor de medronhos?

Obrigado.

Cumprimentos,

 

Comentários:
1. Tem razão, a questão que faz tem toda a pertinência porque me esqueci de escrever sobre a fertilização.

2. A aplicação de fertilizantes orgânicos e minerais quer antes da plantação, quer nos anos de formação da planta até atingir a plena produção, é muito importante para se conseguirem desenvolver as plantas para se tirar partido do respetivo potencial produtivo intrínseco.

3. O medronheiro é uma planta que se adapta bem a solos florestais pobres, mas também pode ser cultivada em solos agrícolas como pomar moderno.

4. Uma boa correção orgânica de solo (10 t/ha de corretivo agrícola orgânico) junto com correção de pH, enriquecimento do solo em fósforo, potássio e magnésio, são excelente estratégia para se ter medronheiros com bom desenvolvimento vegetativo e produtivo.

5. Nos primeiros anos ajudará muito a planta aplicar matéria orgânica liquida por fertirrigação através da água do sistema de rega, junto com aplicações azotadas ao longo do ciclo vegetativo.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM