Medronheiro

José Martino,

O que me diz sobre a cultura do medronheiro? Vale a pena fazer o investimento? Quais as razões para haver uma moda de plantação desta cultura?
Muito agradecido.
Cumprimentos,

 

Comentários:
1. A cultura do medronheiro é muito interessante porque tem dupla aptidão, agrícola e florestal. Na minha opinião é mais uma boa ideia, consegue motivar as pessoas, mas tenho dúvidas se é um negócio minimamente sustentável do ponto de vista económico. Passo a explicar, apesar de ter custos de produção muito baixos, traz alguns custos de manutenção, demora alguns anos até chegar à plena produção porque é um planta de crescimento lento, tem custos relativamente elevados na colheita, esta tem rendimentos horários baixos devido aos frutos terem baixo peso médio, às baixas temperaturas durante a colheita no outono, aos ventos, à limitação de procura que está muito afunilada na produção de água ardente, às pequenas quantidades de colheita e entrega, o que leva a custos de transporte acrescidos para entrega no ponto de transformação ou de consumo.

2. Apesar das dificuldades indicadas em 1. acredito no potencial desta planta e que a seleção massal e clonal do medronheiro podem trazer resultados muito interessantes para se obterem plantas muito adaptadas ao fim da produção, frutos para consumos fresco ou para industrializar.

3. Vale a pena plantar medronheiro caso se faça uma boa implantação e se acompanhem as plantas nos primeiros anos sobretudo no que diz respeito a controlo de infestantes e algum apoio de rega, este é mais necessário se as plantas quando forem colocadas no terreno tiverem pouco desenvolvimento de viveiro

4. Tenho a convicção que o crescimento da oferta de frutos para consumo em fresco irá dar um novo alento à cultura, a qual nesta altura assenta nos apoios financeiros públicos de apoio à plantação e ao rendimento, assim como na convicção que é uma planta autóctone, bem adaptada a todo o território de Portugal Continental, resistente ao fogo, a qual, é necessário defender e promover novas plantações. Verifico que há muita medronheiro a ser plantado, mas muito poucas plantas a serem devidamente acompanhadas nos seus primeiros anos até chegarem à plena produção.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM