Um dia de trabalho como agrónomo!

Hoje tive um dia de trabalho como agrónomo no seu trabalho de campo no acompanhamento de pomares de kiwis. Nesta fase da minha vida profissional só aceito dar assistência técnica a agricultores que querem progredir, que negociam as instruções técnicas (querem saber o porquê de fazer determinada operação cultural, quais os benefícios da sua execução, os pormenores de execução, a demonstração prática feita pelo técnico e o período de tempo correspondente à melhor oportunidade técnica em que essa operação cultural deve ser executada segue, ou seja, as datas de operação que determinam melhores resultados) e que as executam rigorosamente na melhor oportunidade técnica.
Às 7 horas cheguei ao 1.º pomar de kiwis. Fiquei satisfeito os pequenos kiwis (frutos) crescem a bom ritmo e os empresários estão satisfeitos com os resultados do seu trabalho. Estamos na fase em que os frutos crescem por multiplicação celular. São determinantes a execução da monda e as adubações foliares. No final da visita ao pomar fizemos a verificação das operações realizadas nas últimas três semanas e a programação para o mês de Julho. Se não houver problemas voltarei a este pomar no dia 1 de Agosto.
Às 10 horas entrei no 2.º Pomar a 50 quilómetros de distância do 1.º. Neste caso, fui recebido pelo encarregado da exploração, pois tratou-se de uma visita com o objectivo de verificar se a monda dos frutos está a ser bem conduzida. A monda é das operações mais complicadas de gerir do ponto de vista psicológico e social. Na Região do Entre Douro e Minho as pessoas têm problemas de consciência em retirar frutos das árvores e rejeitá-los deitando-os sobre o solo. Os frutos com defeitos são muitos e neste caso o pomar irá precisar de 3 passagens sucessivas das equipas da monda. O encarregado da exploração não mostrou o mínimo de relutância em cumprir as orientações técnicas que dei. Dentro de duas semanas estas Actinídeas (plantas do kiwi) estarão esplendorosas.
Às 11h05 estava no 3.º Pomar, trata-se da visita mensal tal como no primeiro caso. Neste pomar estão a terminar a poda dos machos e fiz a demonstração prática, para os trabalhadores, de todos os pormenores com que a moda deve ser executada. Trata-se de um pomar jovem que na presente campanha se não sofrer nenhum acidente climático (granizo, etc.) terá uma excelente produtividade. A qualidade dos frutos está dependente das operações culturais até meados de Agosto. Terminou com a análise dos trabalhos realizados e a programação do mês de Julho.
Às 12 horas começou a verificação do 4.º pomar. Excelente aspecto da vegetação e frutos com aparência de rápido crescimento. Fizemos ajustamentos verbais no programa de adubações foliares. Tenho expectativa que terá a melhor produção de sempre em quantidade e qualidade.
Às 17h30 último pomar (no meio da jornada ocorreu um almoço para negociação das condições comerciais para executar várias candidaturas de investimentos em kiwis) e neste caso senti que o sol queimava a pele. Trata-se de um pomar situada num microclima mais quente. Percorri o pomar com a empresária durante uma hora. Verificamos todas as parcelas e incidimos num percurso diferente do habitual tendo caminhado ao longo dos seus limites. Os pormenores foram analisados. No fim sentamo-nos para fazer a parte escrita, prescrição das operações culturais para o próximo mês: adubações foliares, programa de fertirrigação, poda de machos, monda, etc.
Eram 20h10 quando entrei no supermercado para as compras semanais para a minha família de quatro pessoas.

Assim se passa um dia de trabalho do agrónomo que não prescinde de fazer o seu trabalho técnico remunerado. Infelizmente estes agricultores não terão acesso às ajudas da assistência que o ProDeR abriu concurso porque só podem ser apoiadas as associações com mais de três mil associados.

Comentários

Jorge Carvalho disse…
Martino,
Parabéns pela criação do teu blog e que este seja uma mais valia para a blogosfera, para a gricultura e para o debate que urge ser feito de forma positiva.
Bem vindo à blogosfera e um abraço!
Aproveito para divulgar este blog: horticularidades.blogspot.com
Tadeu Alves disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Tadeu Alves disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Tadeu Alves disse…
Boa Tarde

Parabéns pelo blog.

A era web 2.0, deve permitir aquilo que era um anseio, espero que paase a ser uma realidade, que é a partilha de conhecimentos, experiências e vivências, bem como a criação de uma verdadeira rede de conhecimento por via dos blogs.

Dentro em breve também anunciarei o meu blog, para que por via desta comunidade possamos influenciar positivamente a restantes comunidade agronómica.

Abraço

Tadeu
José Martino disse…
Agradeço os comentários que são um sólido estimulo para conseguir continuar nesta maratona "influenciar positivamente" os que têm opinião e todos juntos vamos melhorar o mundo rural.
Anónimo disse…
Muito legal informar do seu sucesso de trabalho estou entrando na area de agronomia agora no ano de 2010 e espero realizar tantos projetos como o seu cheio de suceso. Parabéns pela iniciativa!

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM