Concursos para Apoios aos Investimentos na Agricultura e na Agro-Indústria

Estão abertos entre 19 de Junho a 15 de Setembro de 2009, os seguintes concursos para apoio ao investimento nas Explorações Agrícolas e nas Actividades Agro-Indústriais:

1 - Modernização e Capacitação das Empresas - Sector do Olival Tradicional para os Territórios abrangidos pelas Denominações de Origem Protegidas (DOP) de Trás-os-Montes e Beira Interior
As tipologias de intervenção a apoiar dizem respeito a investimentos da componente 1 que incidam sobre olivais com uma densidade inferior a 230 árvores por hectare, realizados nas condições reconhecidas para DOP e cujos montantes elegíveis sejam superiores a 25 000 euros.

2 - Modernização e Capacitação das Empresas - Sector do Leite
Objectivos
Promover o processo de modernização, capacitação e redimensionamento das explorações pecuárias, através, através do aumento da eficiência das actividades produtivas, do reforço do desempenho empresarial e da orientação para o mercado, mediante a criação de novas explorações e melhoria das já existentes;
Melhorar o desempenho ambiental das explorações leiteiras, promovendo a valorização dos efluentes ou a adopção de técnicas que conduzam à minimização dos impactes ambientais;
Adaptar as explorações ao novo regime jurídico para a actividade (REAP) no que respeita à gestão dos efluentes pecuários, nomeadamente o redimensionamento da capacidade de armazenagem.
Os apoios a conceder neste concurso dizem respeito a investimentos associados à produção de leite (Componente 1)Estes apoios serão concedidos tendo em consideração o estabelecido no Regime de Exercício da Actividade Pecuária (REAP)A dotação orçamental afecta ao presente Concurso é de 30 milhões de euros.

3 - Modernização e Capacitação das Empresas - 3º Concurso
Objectivos
Promover o processo de modernização, capacitação e redimensionamento das empresas do sector agro-alimentar, através do aumento da eficiência das actividades produtivas, do reforço do desempenho empresarial e da orientação para o mercado;
Promover o desenvolvimento da competitividade das fileiras, privilegiando as fileiras estratégicas, nomeadamente pela introdução de inovação;
Preservar e melhorar o ambiente, assegurando a compatibilidade dos investimentos com as normas ambientais e de higiene e segurança no trabalho.
Beneficiários
Pessoas singulares ou colectivas que exerçam a actividade agrícola.
Pequenas e médias empresas de transformação e/ou comercialização de produtos agrícolas, ou empresas que tenham menos de 750 empregados ou tenham um volume de negócios inferior a 200 milhões de Euros. Os beneficiários da Componente 2 devem enquadrar-se nos Sectores de Actividade Abrangidos pelo PRODER.
Dotação Orçamental: A dotação orçamental afecta ao presente Concurso é de 80 milhões de euros Forma e Limites dos Apoios Os apoios são concedidos sob a forma de subsídios não reembolsáveis. Os limites máximos de apoio a conceder no âmbito do presente Concurso são:
Produção primária de produtos agrícolas (componente 1) – 500 000 euros
Transformação e/ou comercialização de produtos agrícolas (componente 2) – 2 000 000 euros Os pedidos de apoio são efectuados através de formulário electrónico disponível no site do PRODER. Para a componente 1, devem conter ainda a localização e a delimitação geográfica dos investimentos, que pode ser obtida junto das Salas de Atendimento do Parcelário do IFAP, I.P.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM