EMPREENDOURO

Tive oportunidade de no dia de ontem ter participado no última intervenção, na leitura das conclusões e na Sessão de Encerramento das Jornadas do Empreendedorismo no Douro 2009, intituladas “Casos de Sucesso no Douro e Instrumentos de Apoio ao Empreendedorismo”, que a Estrutura de Missão para a Região Demarcada do Douro promoveu nos dias 22 e 23 de Junho de 2009, no Teatro de Vila Real.

Este Encontro serviu de acordo com a organização para dar a conhecer os “Casos de Sucesso” de empresas no Douro, de diferentes dimensões, sectores e concelhos, organizadas em quatro grupos: Projectos de Dimensão; Projectos da Terra Ligados a Saberes e Sabores Tradicionais; Projectos que Diversificam a Oferta; Quintas & Vinhos do Douro. Houve a divulgação, na manhã do dia 23, dos principais apoios financeiros disponíveis no âmbito do PRODER, Sistemas de Incentivos, MODCOM, FINICIA e Apoios à Criação de Emprego e Empresas.
A Dra. Cristina Azevedo que Vogal Executiva do ON2, que moderou esta Sessão e que apresentou as conclusões, as quais tive a oportunidade de ouvir, traçou um quadro negro do funcionamento dos apoios aos investimentos quanto à teia da burocracia, indefinições e dificuldades de tramitação das candidaturas, que me pergunto a mim próprio se houvesse na sala eventuais interessados em investir, se estes irão apresentar projectos?

Na Sessão de Encerramento foi assinado um Protocolo de Colaboração de Apoio ao Empreendedor – Rede EmpreenDouro, entre a CCDR-N/EMD, CITMAD, Associações de Desenvolvimento Beira Douro, Douro Histórico e Douro Superior, NERBA e NERVIR, Associações Comerciais, UTAD e IPB, DREN e Escolas, IEFP, IAPMEI, ANDC e Autarquias Locais. Registo que algumas das Entidade não se fizeram representar na assinatura deste importante protocolo. Será isto um indício que este projecto não está devidamente concertado entre as Organizações?

Segundo o presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, Carlos Lage, esta rede pretende reunir os “pesos pesados da promoção do empreendedorismo” na região do Douro. “Não é apenas mais uma amálgama de entidades diversas, é construir para o futuro”, defendeu o responsável.O chefe da Estrutura de Missão do Douro, Ricardo Magalhães, explicou que “este é mais um contributo para que as dificuldades da conjuntura possam ser, no caso do Douro, oportunidades para criar investimento e emprego”. O primeiro passo é “concertar a acção das entidades da região que operam na área do apoio ao desenvolvimento económico e empresarial”.
Já o secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional, Fernando Medina, fez um discurso protocolar, bem articulado, mas na minha opinião dentro do politicamente correcto, mas pouco eficiente para exigir dos signatários do EMPREENDOURO que façam funcionar o protocolo que os une e por fim, “pré-anunciou que serão anunciados” mais apoios para o Emprego e Formação Profissional

Comentários

Anónimo disse…
hi every person,

I identified josemartino.blogspot.com after previous months and I'm very excited much to commence participating. I are basically lurking for the last month but figured I would be joining and sign up.

I am from Spain so please forgave my speaking english[url=http://worlddiscoveryse.info/].[/url][url=http://motivationalquotesio.info/forum].[/url][url=http://munsonsrss.info/].[/url]

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM