Razões que me levam a tornar públicas as minhas ideias sobre a agricultura portuguesa.

O meu interesse efectivo em desenvolver este blogue é poder contribuir de forma cívica para a melhoria da agricultura em Portugal. Tal como o fiz quando contribui para a formação da APK – Associação Portuguesa de Kiwicultores, fui presidente da sua Direcção durante dois mandatos, tendo recusado continuar no cargo pois entendo que a renovação dos dirigentes nos cargos associativos é salutar para as Organizações e para os serviços que prestam aos agricultores. É com este espírito de prestação de serviço público que assumo o esforço e sacrifício pessoal de dispor-me a arrumar as ideias, sistematizá-las e escreve-las de forma regular. Entendo que a escrita é um desafio e um método moderno que pode eventualmente vir a contribuir para a mudança de modelo de desenvolvimento agrícola do nosso país. Pode vir a ser considerado pretensioso, mas não conseguiria ficar bem com a minha consciência se não passasse à Acção. Assumo que a melhor herança que posso deixar aos meus filhos é o exemplo da participação que eu faça para o bem comum. É este paradigma que me leva a assumir estas “loucuras típicas da juventude”. Falar e fazer diagnósticos é fácil, mais difícil é observar a realidade, descrevê-la e apresentar ideias realistas, tendo por base o bom senso e que sejam equilibradas face aos múltiplos interesses em jogo. O registo das propostas é muito importante para que no presente e futuro haverá condições objectivas para que eu possa ser confrontado com as ideias que defendo! Gostaria que os meus leitores me desafiassem fazendo o debate das propostas que publico. Aguardo e agradeço antecipadamente os vossos comentários.

Comentários

Unknown disse…
Li com todo o interesse os seus artigos no blogue.
Como me habituou, é lúcido e directo. Parabéns!
Quanto às minhas opiniões críticas, com a sua ajuda lá chegará o dia...
Com estima e consideração,
Fernando Magro.
José Silva disse…
Agora já é bem mais (e melhor!) do que as "loucuras típicas da juventude" permitiriam.

É vital criar 'massa crítica':

«Em dinâmica social, Massa Crítica é a mentalidade de um grupo que é suficiente para, em quantidade e qualidade, permitir, propiciar e sustentar determinada ação ou comportamento.

Quantidade mínima de mentalidade em relação a um determinado assunto necessária para sustentar uma atitude, uma ação ou um comportamento.»

Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Massa_cr%C3%ADtica_(sociologia)"

Como nas culturas, preparar o terreno e lançar a semente, fazendo o melhor acompanhamento para ter boas colheitas.

Os frutos virão a seu tempo.
Anónimo disse…
SERIA IMPORTANTE CRIAR UMA VERDADEIRA PLATAFORMA ON-LINE PARA CONCENTRAR "OS SABERES" SEJA ACADEMICOS, INSTITUCIONAIS OU PARTICULARES.

Quem o poderá fazer? o Governo em parceria com Universidades mas aberto á sociedade...

Francisco Terra
José Martino disse…
O meu amigo Eng. José Silva que me tem honrado com os seus comentários neste blogue e se trata de um especialista em informática poderia por a funcionar uma plataforma (blogue, etc.)onde as pessoas que quisessem poderiam colocar os seus artigos (tenho alguns amigos que mostraram disponibilidade para trabalhar nesta área. O que nos diz ao desafio?
José Silva disse…
Caro Eng. José Martino,

Agradeço as referências e estou atento e disponível para colaborar mas não como 'especialista informático'. Para já, fiquemos pela vertente 'utilizador esclarecido'. A plataforma pode sempre ser moldada de acordo com as necessidades e as vontades em presença. O mais importante é ter questões interessantes e empenho em participar activamente no debate. O que se está aqui a iniciar já é isso: vamos crescer!
Há vários exemplos de grandes modelos que ficaram parados no tempo na fase de arranque por falta de seguimento. Temos que evitar a dispersão.

Acabo de consultar o site duma Cooperativa de frutas que refere o seguinte em 'Missão e Objectivos':

.../...
De forma a actualizar conhecimentos em termos técnicos, legais e sectoriais a Cooperativa recebe regularmente informação das seguintes instituições e essa informação relevante tem que ser distribuída para os respectivos responsáveis:

· Confagri;
· DGPC;
· COTHN;
· europa.eu.int.

/...../

Ao pesquisar sobre CONFAGRI, aparece um registo de 13 de Junho de 2003 com esta descrição:

O portal do mundo rural que tem todas as novidades em matéria de agricultura e ambiente a nível nacional e internacional.

O site da Associação dos Jovens Agricultores de Portugal abre assim:

26 Anos a trabalhar na defesa dos Jovens Agricultores e do Mundo Rural

E, já agora, publica uma notícia muito interessante:

UE-Ministros da Agricultura confirmam disponibilidade para discutir futuro dos pagamentos directos
A fisionomia futura dos pagamentos directos, a simplificação do seu sistema, a sua distribuição mais equilibrada e mais justa, e também, um ambiente competitivo no mercado, foram os temas debatidos pelos ministros europeus e peritos agrícolas.
[05/06/2009]303045769

Em conclusão,

Analisemos o que já existe (para não reinventarmos a roda... ) e, sem criar expectativas insustentáveis, vamos dando resposta adequada às solicitações fundamentadas que forem surgindo.

Bom Domingo ;-)
José Martino disse…
Caro Eng. José Silva,

Parece-me avisada a opinião que aqui toma: utilizar este blogue como um ponto na net em que se faça um debate sobre a agricultura e o mundo rural.

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM