Relatório da OCDE/FAO Indica Boas Perspectivas para a Agricultura

O Jornal de Notícias comenta hoje o relatório da OCDE/FAO da seguinte maneira:
Agricultura resistiu à crise mas preços podem subir
VIRGÍNIA ALVES
A agricultura resistiu melhor à actual crise do que outros sectores, mas "as dificuldades podem aumentar se a contracção económica se acentuar", adverte um relatório esta quarta-feira divulgado pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico e Agência para a Alimentação e Agricultura, para o período 2009-2018.

E o Jornal público relata-a da forma seguinte:
Crise Agricultura é o sector com maior capacidade de resistir
18.06.2009 A razão é óbvia: ninguém vive sem comer. Por isso, a agricultura pode ser o sector que melhor resistirá à crise, segundo um estudo da OCDE e da FAO (Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação). Os preços dos bens alimentares na próxima década podem aumentar mas não para os níveis de 2008, adianta o relatório ontem divulgado. Segundo as perspectivas agrícolas para os próximos dez anos, as quedas dos preços, da produção e do consumo devem ser moderadas, o que permite esperar que o sector consiga oferecer alguma resistência à crise até ao fim desta, esperado dentro de dois a três anos. Desde 2008, em que os preços dos bens alimentares duplicaram, já houve um reajuste, embora estes se mantenham elevados nos países mais pobres. Na próxima década, dizem a Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) e a FAO, os preços não deverão situar-se abaixo do que se praticava antes da chamada crise alimentar, esperando-se mesmo que possam aumentar entre dez a 20 por cento em relação à média 1997-2006. A excepção vai para a carne de vaca e de porco, cujos preços se deverão manter. A produção e o consumo de produtos agrícolas deverá continuar a crescer nos países em desenvolvimento mas o problema da fome está também em crescimento. Ou seja, continua a manter-se o problema do acesso aos alimentos por via da incapacidade de os adquirir. Ana Fernandes

Quem tem dúvidas sobre o interesse de investir na agricultura parece estar perante um Relatório de Entidade Idóneas que vem desmitificar o mito sobre o pouco interesse dos investimentos na agricultura, pois trata-se de actividades em que predominam analfabetos, pessoas desqualificadas que não têm competências para trabalhar noutros sectores económicos, “sonhadores e idealistas”, etc. ,etc.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM