Agricultura Biológica

Sr. Eng. Martino, viva,

Vejo muitos dos meus amigos a enveredarem pela agricultura biológica, mas verifico que a maioria perde dinheiro, muito poucos têm sucesso empresarial e muito menos rentabilidade económica. Isto é normal? Acha que a agricultura biológica tendo futuro para a sustentabilidade da humanidade irá ter ganho económico efetivo?

Coloco estas duvidas porque tenho um terreno no Alto Alentejo e o projeto pronto, mas estou indeciso se devo avançar ou parar neste exato momento.

A sua opinião é importante. Pode ajudar-me?

Obrigado

Cumprimentos,


Comentários:
1. Acredito no futuro do modo de produção agrícola biológico MPB)  porque verifico que nos países mais ricos o mercado está com desenvolvimento e crescimento, exponencial. Estes fenómenos demoram 5 a 10 anos a chegarem a Portugal. 

2. No MPB, tal como na agricultura convencional, a capacidade de gestão e de risco do empresário são chave para o sucesso económico e financeiro da atividade. Na minha opinião, é mais difícil ter bons resultados no MPB porque exige maior conhecimento e experiência do empresário face
à agricultura convencional, exige colocar a cultura certa no sítio certo, saber controlar por métodos preventivos as pragas e doenças, etc.

3. O MPB nos próximos 20 anos, a nível mundial, irá ser dominante na forma de fazer agricultura.

4. Na minha perspetiva, deve avançar com o seu projeto. É minha convição que apesar de passar os primeiros 2 a 4 anos muito duros e complicados, tendo deficiência de rentabildiade, irá estar em linha com a procura do mercado dentro de 3 a 6 anos, obtendo nessa altura sucesso económico.

5. Continue a escrever-me dando nota sobre a evolução do seu projeto porque tenho o maior interesse nos projetos MPB. Votos dos maiores sucessos empresariais!   

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rentabilidade da Cultura da Vinha e Economias de Escala

Ajudas ao investimento nos castanheiros