Questão sobre modo de produção biológico


Boa noite Eng Martino. 
Acha que existe competência técnica em Portugal para enfrentar as dificuldades da agricultura biológica ? E um método de produção significativamente mais caro, maior exigência de know How e um mercado reduzido.


Comentários:
1. Há competência técnica em Portugal, quer ao nível dos técnicos, quer ao nível das universidades e politécnicos, quer ao nível dos agricultores que praticam com experiência e sucesso,  para dar soluções aos problemas técnicos levantados pela agricultura biológica.

2. Tenho andado no terreno a recolher dados, conhecimento e informação para um documento que a Ruris está a trabalhar sobre a agricultura biológica para a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, posso atestar por conhecimento pessoal o que escrevi em 1.

3. Concordo que é um método de produção mais caro mas é certamente mais sustentável quanto a recursos e ambiente.

4. Estou de acordo que o modo de produção biológico exige mais conhecimento técnico e de gestão, mas este ponto não me parece limitativo à sua competitividade e futuro, pelo contrário,todos os players das agriculturas de Portugal devem ser competentes, deter os conhecimentos e experiência adequados à atividade que desenvolvem.

5. O mercado está a desenvolver-se em Portugal porque há cada vez mais consumidores preocupados com a forma como os alimentos que consomem e o impacto da respectiva produção no ecossistema. Nos EUA e Canadá o consumo de produtos BIO está exponencial, é só uma questão de tempo para que esta tendência chegue a Portugal e aos mercados europeus mais tradicionais da nossa exportação.      

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Rentabilidade da Cultura da Vinha e Economias de Escala

Ajudas ao investimento nos castanheiros