Questão sobre modo de produção biológico


Boa noite Eng Martino. 
Acha que existe competência técnica em Portugal para enfrentar as dificuldades da agricultura biológica ? E um método de produção significativamente mais caro, maior exigência de know How e um mercado reduzido.


Comentários:
1. Há competência técnica em Portugal, quer ao nível dos técnicos, quer ao nível das universidades e politécnicos, quer ao nível dos agricultores que praticam com experiência e sucesso,  para dar soluções aos problemas técnicos levantados pela agricultura biológica.

2. Tenho andado no terreno a recolher dados, conhecimento e informação para um documento que a Ruris está a trabalhar sobre a agricultura biológica para a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, posso atestar por conhecimento pessoal o que escrevi em 1.

3. Concordo que é um método de produção mais caro mas é certamente mais sustentável quanto a recursos e ambiente.

4. Estou de acordo que o modo de produção biológico exige mais conhecimento técnico e de gestão, mas este ponto não me parece limitativo à sua competitividade e futuro, pelo contrário,todos os players das agriculturas de Portugal devem ser competentes, deter os conhecimentos e experiência adequados à atividade que desenvolvem.

5. O mercado está a desenvolver-se em Portugal porque há cada vez mais consumidores preocupados com a forma como os alimentos que consomem e o impacto da respectiva produção no ecossistema. Nos EUA e Canadá o consumo de produtos BIO está exponencial, é só uma questão de tempo para que esta tendência chegue a Portugal e aos mercados europeus mais tradicionais da nossa exportação.      

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM