Agricultura Biológica

José Martino

Boa noite,

Verifico que se interessa e tem conhecimentos sobre agricultura biológica e que pode esclarecer as minhas dúvidas:
1. O que são produtos biológicos? Estes produtos são iguais a produtos orgânicos?
2. Quais as razões que explicam que a maioria das pessoas acha que são melhores os produtos biológicos (todas pessoas que falei sobre este assunto são desta opinião) a maioria dos agricultores utiliza o modo de produção convencional?
3. Portugal está a fazer alguma coisa para apostar na agricultura biológica?

Sei que são muitas perguntas, mas ficarei muito grata se conseguir responder.

Obrigada.

Comentários:
1. Produtos biológicos são produtos agrícolas certificados como resultantes do modo de produção biológico, o qual resulta do cumprimento e aplicação das disposições dos Regulamentos (CE) n.º 834/2007 e n.º 889/2008 no que diz respeito às atividades de produção vegetal e animal. Só podem ser comercializados produtos biológicos que sejam certificados por organismos de controlo e certificação devidamente reconhecidos para este efeito. 
2. "A Agricultura Biológica é um sistema global de gestão das explorações agrícolas e de produção de géneros alimentícios que combina práticas respeitadoras do ambiente, um elevado nível de biodiversidade, a preservação dos recursos naturais e a aplicação de normas exigentes em matéria de bem-estar animal. Este método de produção encontra-se em sintonia com o atual espírito da política de qualidade no âmbito da PAC e com a preferência de certos consumidores por produtos obtidos utilizando substâncias e processos naturais" (Guia para o Produtor Biológico, DGADR).  

3. “Em agricultura biológica, não se recorre à aplicação de pesticidas nem adubos químicos de síntese, nem ao uso de organismos geneticamente modificados, sendo uma atividade que visa obter produtos saudáveis, com práticas sustentáveis e de impacto positivo no ecossistema agrícola (Associação Portuguesa de Agricultura Biológica — Agrobio).

Explorações biológicas promovem os seguintes princípios •Preservação recursos naturais e ecológicos 
–Equilíbrio ecológico
 –Reciclagem de nutrientes 
–Manutenção / aumento biodiversidade ecossistemas 
–Exclusão de OGM‘s

•Combinação das melhores práticas ambientais 
 –Utilização de organismos vivos e métodos de produção mecânicos 
–Prática de cultivo de vegetais e produção animal adequados ao solo 
 - Avaliação dos riscos e utilização de medidas preventivas

  •Promoção da vida e da fertilidade dos solos
  –Ecossistema que alimenta as plantas 
–Método de produção com recurso a substâncias e processos naturais 

•Promoção do bem‐estar e sanidade animal 
(Associação Portuguesa de Agricultura Biológica — Agrobio).


4. Na designação portuguesa “os produtos biológicos” são equivalentes aqueles que são indicados noutros países como “produtos orgânicos”. Têm por base na reciclagem, aplicação e gestão da matéria orgânica como fonte do principal nutriente das plantas, o azoto (na agricultura convencional este tem como origem principal processos químicos de síntese).

5. Resposta à questão 2: “O Centro de Estudos Aplicados da Católica-Lisbon, School of Business & Economics em parceria com a Associação Nacional para a Indústria da Proteção das Plantas (ANIPLA)  realizou um estudo com o objetivo de saber mais sobre o conhecimento da população portuguesa relativamente à realidade da produção de alimentos.  65% dos inquiridos transmitiu a preferência por alimentos biológicos, 66% diz que consumir produtos biológicos regularmente reduz o risco de cancro”. “Além disso, 68% referem que, sem o uso de produtos fitofarmacêuticos, mais de metade das culturas mundiais podem ser perdidas a cada ano, devido a pragas e a doenças das culturas”. (https://observador.pt/2018/04/26/portugueses-querem-produtos-biologicos-mas-ignoram-uso-de-pesticidas/).






Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM