Preço justo das produções agrícolas: adesão e compra do consumidor


Erwin Shopges, Presidente da Associação Europeia de Produtores de Leite (EMB) e da cooperativa belga Faircoop, apresentou  no ‘1º Colóquio Nacional do Leite’ organizado pela  Associação dos Produtores de Leite de Portugal (APROLEP) e a Associação dos Jovens Agricultores do Distrito do Porto (AJADP) no passado dia 23 de novembro, em Vila do Conde, a marca própria de leite e laticínios ‘Fairebel’ criada em 2010, com o objetivo de obter valor acrescentado: “Não queremos viver de ajudas públicas, queremos viver da produção de leite. É preciso que o preço do leite cubra os custos de produção, incluindo um salário justo para o agricultor. Apelo às associações portuguesas que se juntem a nós para mudarmos a política europeia, implementando mais projetos de leite justo na Europa e um programa de responsabilidade do mercado”. 

É um caso de sucesso porque graças a uma forte campanha de marketing junto do consumidor final, em oito anos, chegou aos 10 milhões de litros de leite com preço justo vendido na Bélgica.

Imaginem os leitores o que poderia ser nos próximos anos esta estratégia de desenvolvimento aplicada na lógica de fileira, com utilização de plataformas electrónicas e metodologias de transparência de preços e margens, estendida às principais produções agrícolas? Que valor acrescentado, desenvolvimento social e admirável mundo novo se pode gerar?

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