Produção de Uvas na Região Demarcada do Dão


Boa noite Eng  José Martino,
 Pode me dizer a viabilidade de uma plantação de vinha dominação DÃO. 

Com os melhores comprimentos.

Comentários:
1. Como me faz a pergunta no âmbito de um post sobre 1.ª instalação de jovens agricultores, presumo que me questione sobre a viabilidade de uma exploração vitícola para a produção de uvas para vinhos do Dão, cujo destino das uvas pode ser outros vinificadores da Região Demarcada ou adega própria.

2. Na minha opinião, para cada uma das hipóteses indicadas em 1. há rentabilidade, a qual está ligada à sua capacidade de gestão para produzir o máximo de quantidade de uvas das castas recomendadas para a viticultura regional, junto com a mais alta qualidade (adequado estado de maturação tendo em conta o tipo de vinho a obter, sãs, etc.) e à dimensão da exploração que lhe vá rentabilizar os investimentos que teve que realizar na implantação da vinha (plantação, melhoramentos fundiários, infraestruturas, construções e aquisição de máquinas e equipamentos).  

3. A dimensão da exploração indicada em 2. partindo do pressuposto que irá viver da atividade a partir da plena produção da vinha (gerará 20 000 euros por ano entre remuneração do trabalho e amortizações) recomendo a dimensão mínima de exploração de 15 hectares para o caso de venda de uvas e 5 ha para a hipótese de vinificar as próprias uvas, neste caso, partindo do principio que vai ser capaz de obter vinhos para o segmento de mercado da gama média (estruturação da adega e apoio enológico competente para este tipo de vinhos).     

Comentários

Mensagens populares deste blogue

PODA INVERNO KIWI

Enxertia em actinidia (planta do kiwi)

VALORES DE ARRENDAMENTO PARA UMA EXPLORAÇÃO NA REGIÃO DE SANTARÉM